Usar alho cru na pele ajuda a tratar a acne?

postado em 10/10/2024

Pesquise “alho cru para acne” no TikTok agora e você encontrará milhares de postagens mostrando pessoas com acne mastigando dentes de alho ou gentilmente aplicando-os nas espinhas. Mas há alguma verdade nas afirmações dos usuários de que o alho tem poderes mágicos para acabar com as manchas de acne? Vogue recrutou três especialistas – Ketaki Bhate, dermatologista e consultora na clínica Self London, a dermatologista Shereene Idriss e Emily English, nutricionista e fundadora da marca de skincare epetōme – para nos ajudarem a desvendar essa questão.

Os especialistas lembram que o apelo de “soluções” simples e caseiras para problemas dermatológicos não é um movimento recente, mas eles são claros quanto a efetividade do tratamento: esfregar alho na pele não é uma boa ideia. Fazer isso pode “causar irritação ou até queimaduras químicas, que podem deixar marcas pós-inflamatórias,” explica a doutora Bhate, enquanto Shereene Idriss é categórica: “aplicar alho na pele não irá curar sua acne”. A dermatologista ainda alerta: “A maioria dos vídeos online onde as pessoas estão usando alho para tratar a acne mostram personagens que estão lutando contra a acne hormonal, que, na maioria das vezes requer medicação prescrita. É muito importante tratar a raiz da causa para minimizar quaisquer efeitos colaterais indesejados, como cicatrizes de longo prazo.”

Então, o que você deve usar em termos de produtos tópicos? Bhate destaca que os tratamentos devem ser personalizados para as necessidades específicas de cada paciente por um dermatologista. “A pele de cada pessoa é tão diferente, então uma abordagem geral não é o ideal,” observa ela. “Geralmente, recomendo produtos adequados para acne (não-comedogênicos) e um regime simplificado, pois muitos cosméticos ao mesmo tempo podem acabar irritando a pele.”

Idriss oferece algumas dicas mais específicas para casos menos extremos de acne inflamatória. “Ácidos esfoliantes – em particular BHAs, como o ácido salicílico – podem ajudar a eliminar o excesso de sebo acumulado nos poros para minimizar novas erupções, enquanto ingredientes como o peróxido de benzoíla podem ajudar a reduzir a carga bacteriana na pele. Retinol e retinal também são ótimos para ajudar a regular a renovação celular. Por fim, adesivos de hidrocoloide podem ser um recurso final se você tiver uma espinha grande e inflamada que está tentando se livrar rapidamente, mas eles não são uma solução a longo prazo.”

Fonte: Vogue

Últimas notícias

Esses são os blushes em stick virais queridinhos das internautas

17/10/2024

Saiba mais

Corte pixie é tendência atemporal!

03/10/2024

Saiba mais

7 ideias de maquiagens coloridas para looks festivos o ano todo

26/09/2024

Saiba mais
×

Agendamentos!

Seja bem-vinda ao Espaço Soul, estamos muito felizes em receber você por aqui.

× Agende seu horário conosco!